Você já conhece o Borboletário de Urânia?

Você já conhece o Borboletário de Urânia?
Inaugurado no fim de 2022, o Borboletário Municipal de Urânia é o primeiro da Região Noroeste do Estado. A visita é realizada com o acompanhamento de um especialista, que explica sobre as espécies e o funcionamento do local.
O prédio possui um laboratório e uma bióloga é responsável por acompanhar todos os ciclos da borboleta. Também há uma praça temática com letreiro, balanço personalizado, fonte, jardinagem e bancos para descanso.
No jardim, o visitante encontra ainda, placas detalhadas com a explicação sobre todo o ciclo de vida de cada uma das espécies de borboletas, placas de identificação das espécies de plantas que adornam o Borboletário, além de outras placas com recomendações e curiosidades.
As visitas são gratuitas e funcionam de quarta-feira a domingo, das 9h às 11h e das 13h às 16h. Os interessados devem fazer agendamento prévio pelo site.
O projeto surgiu em 2020, quando a arquiteta uraniense Carolina Braga apresentou ao prefeito Márcio Arjol o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o tema. Após a reunião, a equipe da Prefeitura trabalhou para viabilizar a construção do Borboletário.
Construído anexo ao Recinto de Exposições do município em parceria com a iniciativa privada, o Borboletário de Urânia, foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2022.
O que é o Borboletário?
O Borboletário Municipal de Urânia é como um zoológico, mas exclusivo para a criação de espécies de borboletas e suas fases de vida.
O espaço conta com várias espécies de borboletas, como Ascia monuste, Caligo Illioneus, Agraulis vanillae, Dryas iulia, entre outras.