Gestão municipal impulsiona crescimento populacional em Santa Fé do Sul

 Gestão municipal impulsiona crescimento populacional em Santa Fé do Sul

Santa Fé do Sul registrou em 2025 um total de 36.288 habitantes, segundo a estimativa divulgada na quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um crescimento expressivo em relação a 2021, quando a cidade contabilizava 32.796 moradores.

Para o prefeito Evandro Mura e o vice-prefeito Capitão Benitez, a evolução demográfica é reflexo direto da confiança da população e do planejamento de políticas públicas que tornaram o município cada vez mais atrativo para se viver, trabalhar e investir. Ambos foram reeleitos em 2024 para um segundo mandato e avaliam que os investimentos realizados desde 2021 contribuíram fortemente para esse crescimento.

Avanços em diversas áreas

Na saúde, a atual administração implantou novos postos, reformou unidades já existentes e entregou modernas estruturas, como a Central da Saúde. Além disso, está em andamento as obras da unidade do Jardim Universitário V, e em breve do Espaço Saúde no bairro Village, garantindo atendimento mais próximo e eficiente para a população.

Na educação, foram realizadas reformas e ampliações em escolas de ensino infantil e fundamental, além do início da construção de uma nova escola no Jardim Universitário, que terá capacidade para atender 540 alunos.

Na Geração de Empregos foi criado o Distrito Industrial 5, com 35 lotes, onde já foram entregues cerca de 50% dos terrenos para instalação de novas empresas, o que prevê a abertura de novas vagas de trabalho, e o Distrito 6 que em breve oferecera mais lotes para atrair empresas para o município.

Em saneamento básico, Santa Fé do Sul alcançou uma das maiores conquistas das últimas décadas: a perfuração do Poço Profundo com captação no Aquífero Guarani, obra que garantiu o fim da falta d’água no município o que também atrai novos investidores no município.

Na infraestrutura urbana e turística, o governo municipal avançou com a expansão da Avenida Caminho das Águas, o início do recapeamento do Bairro Vale do Sol e o asfaltamento da Estrada do Bonito, que conecta Santa Fé do Sul a Três Fronteiras e à Rodovia Ettore Bottura, além do recapeamento de cerca de 1005% das ruas e avenidas do município. Essas melhorias fortalecem a mobilidade, a integração regional e o turismo, atividade estratégica para a economia local.

Planejamento de futuro

Entre os grandes projetos estruturais em andamento, destaca-se o Hospital Universitário, que será anexo à Santa Casa e em parceria com o Centro Universitário Unifunec. O hospital funcionará como hospital-escola, tornando-se referência no atendimento de saúde para Santa Fé do Sul, sua comarca e municípios vizinhos. A área já foi definida em frente à Santa Casa, e o governo municipal trabalha junto ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde no alinhamento dos credenciamentos necessários.

Outro projeto de impacto para os próximos anos inclui Unidades habitacionais pelo programa Bairro Paulista – Cidades Sustentáveis, em parceria com o Governo de São Paulo

Confiança e desenvolvimento

Para o prefeito Evandro Mura, os números comprovam que Santa Fé do Sul vive um ciclo positivo: “Esse crescimento populacional é resultado da confiança da população em nosso trabalho e da boa gestão dos recursos públicos. Estamos preparando Santa Fé do Sul para o futuro, com investimentos sólidos em saúde, educação, infraestrutura, saneamento e turismo. Nossa missão é garantir qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento sustentável para todos”, afirmou o chefe do Executivo.

Importância da estimativa populacional

A divulgação das Estimativas de População do IBGE é fundamental para o planejamento nacional, pois orienta políticas públicas e define o repasse de recursos federais aos estados e municípios. Os cálculos utilizam séries históricas de crescimento populacional e dados recentes, servindo como base até a realização de um novo Censo.

Em nível nacional, o Brasil atingiu em julho de 2025 a marca de 213,4 milhões de habitantes, crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. O estado de São Paulo permanece como o mais populoso, com 46.081.801 habitantes, enquanto a capital paulista lidera entre as cidades brasileiras, com 11.904.961 habitantes.

Santa Fé do Sul segue consolidando sua posição como referência regional em qualidade de vida, com planejamento, gestão responsável e visão de futuro.

Related post